A problemática de resíduos sólidos no Brasil é amplamente discutida, porém, ainda está longe de ser solucionada. A gestão desses resíduos se faz cada vez mais importante e o PGRS é uma das principais ferramentas para isso.
O Plano de Gerenciamento de Resíduos Sólidos é uma ferramenta indispensável para que a gestão de resíduos em uma empresa seja feita de forma eficiente e correta. Trata-se de um documento com valor jurídico, instituído pela Política Nacional de Resíduos Sólidos (Lei n° 12.305/2010), que comprova que uma empresa tem capacidade de gerir todos os resíduos que eventualmente venha a gerar.
Nele estão contidos todas as informações acerca da gestão de resíduos da empresa, desde a tipologia dos resíduos gerados, quantidade, forma de acondicionamento, empresas licenciadas que fazem a coleta, tipo de destinação e disposição final, entre diversas outras informações pertinentes.
Segundo a PNRS, vários estabelecimentos estão sujeitos à elaboração do PGRS, sendo eles:
- Geradores de resíduos dos serviços públicos de saneamento básico, resíduos industriais, de serviços de saúde, de mineração;
- Estabelecimentos comerciais e de prestação de serviços que gerem resíduos perigosos ou/e resíduos que não são perigosos mas não se assemelham aos resíduos domiciliares;
- Empresas de construção civil;
- Os responsáveis pelos terminais e outras instalações que geram resíduos de serviços de transporte;
- Os responsáveis pelos terminais agrossilvopastoris se exigido pelo órgão competente.
Porém, para além da obrigatoriedade, todas as empresas que possuem um Plano de Gerenciamento de Resíduos Sólidos tem acesso a muitos benefícios. Confira abaixo 5 motivos para que sua empresa tenha um PGRS:
1) Prevenção e controle de impactos ambientais
Contaminação de águas superficiais e subterrâneas, proliferação de vetores e poluição atmosférica são apenas alguns dos impactos causados pela destinação inadequada dos resíduos sólidos.
Através de ações simples, como a segregação e destinação corretas, assim como redução de geração desses resíduos já é possível diminuir consideravelmente os impactos causados no meio ambiente.
2) Redução de custos
Sabemos que a receita é um dos fatores mais importantes para as empresas. Por isso, através do diagnóstico dos processos é possível identificar pontos onde possa haver uma excessiva geração de resíduos, bem como uma segregação incorreta dos mesmos e desperdício de matéria-prima.
Além do fato de que a empresa pode ainda receber incentivos fiscais e redução de impostos se comprovar uma gestão adequada dos resíduos.
3) Otimização do espaço
O PGRS define os locais onde os diferentes tipos de resíduos gerados serão armazenados, assim como a periodicidade ideal para a coleta dos mesmos. Desse modo, os espaços da empresa ficam melhor organizados, havendo também a melhoria da higiene e redução de mau cheiro e proliferação de vetores.
Além disso, o risco de acidentes laborais são reduzidos, já que o Plano indica como deve ser o manuseio desses itens.
4) Atendimento à legislação
Como falamos anteriormente, diversas atividades precisam apresentar o PGRS de acordo com PNRS, além de que o mesmo também é parte integrante dos processos de licenciamento ambiental.
5) Marketing verde
Cada vez mais os consumidores estão interessados em consumir produtos e serviços de empresas que se preocupam com o meio ambiente e buscam a sustentabilidade. Por isso, ações sustentáveis aumentam a visibilidade da empresa e melhoram sua credibilidade, não só perante os consumidores, mas também frente aos fornecedores e órgão reguladores.
Estes são apenas 5 dos vários motivos para que sua empresa comece hoje a fazer uma gestão eficiente dos resíduos, tornando-se uma empresa sustentável que faz a diferença para o meio ambiente e para a sociedade!
A Ambitus faz todo o diagnóstico de geração de resíduos da sua empresa, assim como a elaboração do Plano de Gerenciamento de Resíduos Sólidos e monitoramento do mesmo, visando sempre a melhoria e a eficiência da gestão desses resíduos. Contamos com uma equipe qualificada e tecnicamente habilitada pronta para ajudá-lo!